01 outubro 2012

Refazendo

Quem possui a primeira edição desta revista (publicada em 1993), verá alterações nos desenhos e a inclusão de novas páginas, para dar mais dinâmica à linguagem dos quadrinhos, prejudicada principalmente na segunda parte da primeira edição. Para aqueles que estão chegando agora, selecionamos alguns quadros e páginas com o objetivo de melhorar o entendimento sobre o que foi feito e aprimorar o trabalho.
A história completa está na página HQ Círio deste blog.



  Neste terceiro quadro da página 15 a anatomia dos pescadores e os detalhes do escaler foram refeitos.

No quarto quadrinho da página 2O que as figuras da procissão sofreram acréscimo e maior detalhamento, assim como na praia e nos barcos ao fundo.

Aqui vemos um exemplo do desdobramento de uma página em duas, para tornar a leitura mais leve, com uma distribuição harmoniosa dos quadrinhos.


 
 Mais um exemplo do desdobramento de páginas. Podemos observar que nem sempre o esboço se mantém na finalização.


 
Neste caso, o excesso de texto tornou a página mais um texto-ilustrado do que propriamente uma página de quadrinhos. É visível a melhora no resultado final.


 
 
 
Outro caso de página de difícil leitura, que acabou descaracterizando a agilidade e objetividade da linguagem dos quadrinhos.Sua transformação em duas páginas recobrou essa característica fundamental na leitura de HQ.
Esperamos que esses exemplos possam servir tanto para quem é leitor de quadrinhos, quanto aos que se iniciam pelas veredas desta arte singular.