02 junho 2012

ENTREVISTANDO ALAN MOORE


"Eu amo os quadrinhos e nunca devo abandonar. Mas a indústria... são satânicos moinhos escuros".

Apesar de viver como eremita, escondido nas Mindlands (importante região para a história da Idade Média e a Revolução Industrial), na área metropolitana de Birmingham, e afirmar ter comunhão com seres extra dimensionais, Alan Moore – apesar de se recusar a manter contato com o mundo exterior – sempre se mostrou aberto ao diálogo com outros artistas, revistas, jornais, fanzines, sites sociais e pessoais. Criador de estranhos e densos quadrinhos na área de ficção, se considera um assistente no mundo dos comics. Entre suas obras principais estão Watchmen, V de Vingança e Monstro do Pântano.
Alan Moore: Conversas inclui dez importantes entrevistas que discutem a vida pessoal e as tensas relações comerciais, práticas e técnicas de criação, além das crenças sociais, políticas e filosóficas do artista. É um publicação para se entender a obra de Moore.
O livro, com 240 páginas, é editado por Eric L. Berlatsky, professor de Inglês na Florida Atlantic University em Boca Raton. Ele é o autor de O Real, o Verdadeiro e o Disse: narrativa pós-moderna histórica e ética da Representação .
Alan Moore nasceu em Northampton, 18 de novembro de 1953. Teve uma infância e adolescência problemáticas, marcadas pela pobreza. Por ter sido expulso de uma escola, não concluiu seus estudos, pois não era aceito em outras escolas. Começou trabalhando na revista Embryo, publicação criada junto com amigos. Em função disso, se envolveu com o Laboratório de Artes de Northampton, onde conheceu Phyllis, com quem se casou em 1974 tendo duas filhas, Leah e Amber. Em 1979 trabalhou na revista musical Sounds, como cartunista desenhando e escrevendo uma história de detetive chamada Rosco e Moscou. Reconhecendo não ser um bom ilustrador, concentrou seu trabalho em escrever as histórias. Em 1982 ganhou seu primeiro prêmio de melhor escritor de quadrinhos da British Eagle Awards pelos trabalhos V de Vingança e Marvelman.

2 comentários:

  1. Amo o V... Não sabia desse livro, será que encontro por aqui? Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marida, infelizmente só tem edição em inglês. Se não me engano a Submarino tem no catálogo. Bjs.

      Excluir